Saturday, May 26, 2007

Paranóia – O “Melhor” do Pior de... (demo 'mini-compilação' 1989)







Temas:
01 – Terror nas Catacumbas
02 – Crista de Galo
03 – Dores de Parto
04 – Cadeira Eléctrica
05 – Thrash! (versão original)
06 – Thrash! (versão alternativa)

Nota:
Em Novembro de 1988, Dave “Mille” (voz, guitarra) e Dico “Lombardo” (voz, bateria, segundas vozes) fundam os Paranóia. Praticante de Hardcore/Noise/Grind, o duo (que opta por não incluir um baixista) baseia a sua curta existência numa abordagem musical sem regras, cujo único objectivo é gerar o maior número de decibéis possível, o que se revela bastante simples, dado os “músicos” não possuírem a mínima experiência de grupo ou de composição. Aliás, nem sabiam tocar.

Assim, nenhum tema das rehersal-tapes Paranóia e Manicómio - gravadas e lançadas no início de 1989 com três semanas de diferença – é ensaiado antes das gravações, tendo como único fio condutor as letras, previamente escritas, e uma breve troca de ideias nos momentos anteriores à captação. Apenas a promo-track Thrash!, inédita até agora, é registada de forma convencional, em estúdio, mas ainda assim baseada no improviso. Em ambas as versões do tema Dico encarrega-se das vozes.

Surpreendentemente, o projecto – cujas palavras-chave se resumem a “barulho” e “desafinação” - vende mais de 30 exemplares das rehersal-tapes, sendo objecto de entrevista na fanzine portuense “Culto Urbano” e de notícia no mítico programa radiofónico “Lança-Chamas”. O núcleo de fãs sedeado nas Caldas da Rainha torna-se lendário. Sem que o fim do projecto seja oficializado, e já alguma noção de técnica e musicalidade, o vocalista/guitarrista cria o projecto a solo Dave Mille’s Hardcore/Noise Project e, em Abril de 1990, Dico ingressa nos Dinosaur.

Estilo: Grindcore/Noise/Hardcore desarmónico de improviso

Link: Paranóia – O “Melhor” do Pior de... (demo 'mini-compilação' 1989)

No comments: